Apps desenvolvidos no Projeto Jovens Tutores de Programação

Como um dos objetivos do projeto Jovens Tutores de Programação, os jovens selecionados da Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino foram capacitados para o desenvolvimento de aplicativos para celulares durante o projeto.

Apps_Desenvolvidos_v2

 

Cada um dos Jovens Tutores recebeu treinamento e acompanhamento para aprender a desenvolver seus próprios aplicativos, incluindo conceitos de Design Thinking, design de interface/UX e programação. O treinamento foi ministrado por professores e pesquisadores da Computação na Escola e o acompanhamento e apoio ao desenvolvimento dos aplicativos foi realizados por profissionais voluntários da empresa patrocinadora Involves Tecnologia e Inovação com auxílio de alunos graduação e pós-graduação da iniciativa Computação na Escola do INCoD/INE/UFSC.

Os Jovens Tutores foram orientados a buscar resolver problemas da escola e da comunidade local por meio do desenvolvimento de aplicativos. Os aplicativos foram concebidos, modelados e desenvolvidos e, como resultado do projeto, já estão prontos para a utilização inicial.

Além dos Jovens Tutores, também um professor de Educação Física da escola envolveu-se no projeto e desenvolveu seu próprio aplicativo, para atender a uma necessidade específica do dia-a-dia na escola.

Foram desenvolvidos os seguintes aplicativos:

1. Aplicativo: Mathfull

Quiz contendo as quatro operações matemáticas que pode ser utilizado por estudantes do Ensino fundamental

Desenvolvido por: Richard de Souza Bercheli (Aluno do 9º. ano da  Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino)

MathFull

Link para download do app: https://goo.gl/mZ9VUg

Baixe aqui os fontes para App Inventor: Mathfull_AIA

2. Aplicativo: Info Herondina

Aplicativo com o objetivo de facilitar a comunicação entre familiares e profissionais da escola, onde cada familiar saberá exatamente quem são os profissionais e as funções que exercem na escola

Desenvolvido por: Nicolas Pedroso (Aluno do 9º. ano da  Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino)

InfoHerondina

Link para download do APKdo app: InfoHerondina.

Baixe aqui os fontes para App Inventor: InfoHerondina_AIA

3. Aplicativo: Veganizando

App que apresenta informações educativas sobre vegetarianos e veganos, e valores nutricionais dos alimentos sem carne.

Desenvolvido por: Júlia Sena Amaral da Silva (Aluna do 9º. ano da  Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino)

Veganizando

Link para download do app: https://goo.gl/qPtVk4

Baixe aqui os fontes para App Inventor:  Veganismo_AIA

4. Aplicativo: EducPortifólio

Aplicativo desenvolvido com fins educativos, que permite um registro diário que o professor pode utilizar para guardar a situação-momento da aula facilmente por meio da fala, deixando o aplicativo transformar a voz em escrita. Esse registro então pode ser salvo e enviado por email, gerando um registro fidedigno que muitas vezes poderia ter passado despercebido.

O app foi premiado no 1. lugar (categoria II)  e ganhou prêmio de Excelência em Iniciação Científica na FEBIC 2017 – Feira Brasileira de Iniciação Científica.

        Desenvolvido por: Lauriano Warth (Professor de educação física da Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino)

Oficinas de Programação de Apps realizadas na escola

Ainda como resultado do projeto, os Jovens Tutores e profissionais voluntários com apoio da equipe da iniciativa Computação na Escola realizaram três oficinas de introdução a programação de apps, utilizando o material didático da Computação na Escola, ensinando computação para mais 50 alunos da escola Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino.

Colagem_Oficinas_01

 

Empresas/organizações interessadas em patrocinar outros projetos de Jovens Tutores podem entrar em contato com a iniciativa Computação na Escola via telefone (48) 3721-7380 /(48) 3721-4715  ou email: computacaonaescola@incod.ufsc.br