Conheça o modelo dETECT

Conheça o modelo dETECT para a avaliação de unidades instrucionais de ensino de computação no Ensino Fundamental II desenvolvido pela Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC:
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GRESSE VON WANGENHEIM,C.; PETRI, G.; ZIBETTI, A. W.; BORGATTO, A. F.; HAUCK, J. C. R.; PACHECO, F. S.; MISSFELDT FILHO, R. dETECT: A Model for the Evaluation of Instructional Units for Teaching Computing in Middle School. Informatics in Education, 16(2), 2017, 301-318.
O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento e a avaliação do dETECT (Evaluating TEaching CompuTing), um modelo para a avaliação da qualidade de unidades instrucionais para o ensino de computação no Ensino Fundamental II, com base nas percepções dos estudantes coletadas por meio de um instrumento de medição. O modelo dETECT foi sistematicamente desenvolvido e avaliado com base em dados coletados em 16 estudos de caso em 13 diferentes instituições de educação básica com respostas de 477 alunos. Os resultados indicam que o modelo dETECT é aceitável em termos de confiabilidade (Alfa de Cronbach α=,787) e validade de constructo, demonstrando um aceitável grau de correlação entre quase todos os itens do instrumento de medição do modelo dETECT. Esses resultados permitem que pesquisadores e instrutores confiem no modelo dETECT para avaliar as unidades instrucionais e, assim, contribuir para sua melhoria e direcionar uma adoção efetiva e eficiente do ensino de computação no ensino fundamental II.