Motivando professores a ensinar computação no Ensino Básico

O ensino de computação nas escolas enfrenta diversos desafios, como a falta de professores de informática e também de tempo disponível em um currículo já sobrecarregado. Uma solução possível consiste no uso de uma abordagem multidisciplinar, integrando o ensino da computação com outros assuntos, levando assim à necessidade de motivar professores de outras disciplinas para o ensino de computação. Portanto, a motivação e treinamento de professores em sala de aula torna-se crucial, pois para integrar computação no conteúdo das suas disciplinas, professores precisam ter acesso a conteúdos computacionais e conhecimentos tecnológicos, da mesma forma como ao conhecimento de conteúdo pedagógico. No entanto, atualmente existem poucos programas de treinamento nesse sentido. Assim, como parte de um programa abrangente de divulgação da computação, apresentamos um estudo sobre um workshop de ensino de computação física, com duração de um dia, para professores do ensino fundamental. Os participantes aprendem a prática de programação de computadores e o pensamento computacional por meio da programação de um robô interativo. O workshop também aborda aspectos pedagógicos para o ensino de computação e questões técnicas relacionadas à instalação e preparação do hardware / software necessários. Os resultados preliminares desse estudo realizado com professores de escolas públicas em Florianópolis/SC são positivos, motivando a maioria dos participantes a introduzir a computação em suas aulas. No entanto, nossos resultados também destacam que, para permitir que o professor aplique as oficinas efetivamente, são necessários cursos de treinamento mais longos e suporte contínuo.

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Mais informações: A.von Wangenheim, C. Gresse von Wangenheim, F. S. Pacheco, J. C. R. Hauck, M. N. F. Ferreira. Motivating Teachers to Teach Computing in Middle School – A Case Study of a Physical Computing Taster Workshop for K-12 Teachers. International Journal of Computer Science Education in Schools, 1(4), 2017.
DOI: 10.21585/ijcses.v1i4.17