CodeMaster – Avaliação Automatizada para Programas App Inventor e Snap!

O desenvolvimento do pensamento computacional tem se tornado um tema importante nos ensinos Fundamental e Médio. Muitas das experiências de desenvolvimento do pensamento computacional se concentram no ensino de programação usando linguagens baseadas em blocos. Como parte dessas atividades, é importante que os alunos recebam avaliações e comentários sobre seus trabalhos desenvolvidos. No entanto, na prática, pode ser difícil fornecer feedback personalizado, objetivo e consistente a cada um dos alunos. Nesse contexto, a avaliação automatizada dos trabalhos torna-se importante. Embora existam diversas ferramentas de avaliação automatizada para linguagens baseadas em texto, o suporte para linguagens de programação baseadas em bloco ainda é escasso.

O CodeMaster é uma aplicação web gratuita que, em um contexto de aprendizagem baseada em problemas, permite avaliar automaticamente projetos desenvolvidos com App Inventor e Snap!.

Experimente o CodeMaster!

Ele utiliza uma rubrica que avalia o pensamento computacional com base no framework definido por Brennan & Resnick (2012) e na rubrica para mobile (Sherman e Martin, 2015) (Sherman et al., 2014). As diversas dimensões do pensamento computacional são medidas analisando-se o código-fonte dos programas criados, por meio de análise estática de código, para medir o tipo e número de blocos utilizados no programa, quantificando critérios do pensamento computacional, como estruturas de controle, dados, interação, etc. Em seguida, com base na rubrica, o projetos de programação são avaliados e uma pontuação e grau são atribuídos.

Apresentação-workflow-vPt

Estudantes podem utilizar a ferramenta para obter feedback, que poderá encorajá-los a melhorar as suas competências em programação.

a(Portugues)alunoport_aluno-result-Appinventor

O CodeMaster também pode ser utilizado por professores para avaliar turmas inteiras, reduzindo a sua carga de trabalho.

b(Portugues)professor-1b(Portugues)professor-result

CodeMaster  possui Depósito de Registro de Programa de Computador: BR 51 2018 051790-0 no INPI.

 

Mais informações:

GRESSE VON WANGENHEIM,C.; HAUCK, J. C. R.; DEMETRIO, M. F.; PELLE, R. ALVES, N. d. C.; BARBOSA, H.; AZEVEDO, L. F. CodeMaster – Automatic Assessment and Grading of App Inventor and Snap! Programs. Informatics in Education, 17(1), 2018, 117-150.

Gresse von Wangenheim, C., J. C. R. Hauck, Demetrio, M. F., Pelle, R., N. d. C. Alves, H. Barbosa, L. F. Azevedo. CodeMaster v1.0 – An Overview. Technical Report INCoD/GQS.17.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil, November 2017.

Demetrio, M. F. Desenvolvimento de um analisador e avaliador de código de App Inventor para ensino de computação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Pelle, R. Desenvolvimento de um analisador e avaliador de código de SNAP! para ensino de computação. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Ciências da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brazil. (em desenvolvimento)

Mais informação online.