(Português do Brasil) Unidade instrucional para ensinar programação de jogos de forma interdisciplinar

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UNIfICA – UNidade Instrucional Interdisciplinar de Computação e HistóriA

Unidade instrucional interdisciplinar para ensinar conceitos de computação junto com a disciplina de História no Ensino Fundamental. Inclui a prática de programação, na qual os alunos entram no mundo da computação aprendendo a programar jogos com tema de História: podendo ser jogos sobre a Pré-História, Civilizações Antigas, Populações Indígenas, entre outros. Os alunos, durante as aulas, aprenderão conceitos fundamentais de programação usando SCRATCH or Snap!, linguagens de programação visuais baseado em blocos.

Duração: 14 horas/aula

Faixa etária: 8-14 anos

Pré-requisitos:

  • Hardware:
    • Computador com monitor (mínimo de 14 polegadas), teclado e mouse
    • Acesso à internet
    • Projetor multimídia
  • Software:
    • Navegador Firefox ou Chrome atualizado
    • Sistema Operacional: Linux Educacional (versão 4 ou acima), Linux (qualquer distribuição atualizada de 32 bits), Windows (XP ou acima) ou Mac OS (versão 10 ou acima)
    • Opcional: Adobe Air e SCRATCH off-line  ou Snap! off-line instalado nos computadores.

Para a aplicação não comercial (Creative Commons) estamos disponibilizando o material didático. O material está sendo disponibilizado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Versão SCRATCH:

Ferramenta para avaliar automaticamente o código dos programas criadas pelos alunos: Dr. Scratch

Acesse aqui todo o material didático para a unidade instrucional usando Snap!

Melhor Trabalho de Conclusão de Curso – CBIE 2017: O TCC intitulado “Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional Interdisciplinar para Ensinar Computação no Ensino Fundamental” da Nathalia da Cruz Alves , orientada pela Profa. Christiane Gresse von Wangenheim  realizado no Curso de Ciências da Computação/INE/UFSC foi premiado em primeiro lugar (Melhor Trabalho de Conclusão de Curso) no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação no Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2017.

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Referências:

ALVES, N. d. C. Desenvolvimento de uma unidade instrucional interdisciplinar para ensinar computação no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

ALVES, N. C.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. Unidade Instrucional Multidisciplinar para Ensinar Computação com História no Ensino Fundamental. Conferência Scratch Brasil 2017, São Paulo/Brazil, 2017. (slides)

ALVES, N. d. C.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; RODRIGUES, P. E.; HAUCK, J. C. R.; BORGATTO, A. F. Ensino de Computação de Forma Multidisciplinar em Disciplinas de História no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(3), 2016. (pdf)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; NUNES, V. R.; DOS SANTOS, G. D. Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(03), 2014. (pdf)

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