Você é professor ou técnico de informática de uma escola e deseja iniciar um programa de ensino de computação na sua escola? Esta página possui material didático e de apoio, além de tutoriais para ajudá-lo em muitas questões técnicas que você vai encontrar. |
Nesta página nós colocamos material didático e recursos que nós preparamos, além de um vídeo inspirador e vários tutoriais e materiais que desenvolvemos para resolver problemas que nós fomos encontrando em nosso caminho e que você muito provavelmente já encontrou ou vai encontrar em breve. O material que colocamos aqui foi testado por nossa equipe em aulas, oficinas e durante a instalação de aplicativos para realizar o ensino de Computação.
![]() |
![]() |
![]() |
Explore aqui algumas ideias de como ensinar computação de forma interdisciplinar com SCRATCH.
Veja mais exemplos feitos pela nossa equipe mirim:
- http://scratch.mit.edu/projects/31107602/
- http://scratch.mit.edu/projects/26016578/
- http://scratch.mit.edu/projects/24575765/
- http://scratch.mit.edu/projects/27274635/
- http://scratch.mit.edu/projects/26129362/
- http://scratch.mit.edu/projects/28487754/
Material Didático
- Cartas para aprender SCRATCH [ResearchGate]
- Programar um Jogo com Scratch – Um Gibi em Estilo Mangá para Ensino de Programação [Relatórios Técnicos do INCoD] [ResearchGate]
- Programar um Jogo com Scratch2 – Outro Gibi em Estilo Mangá para Ensino de Programação [Relatórios Técnicos do INCoD] [ResearchGate]
Recursos para o Professor
- Guia do Professor: Resumo de Objetivos de Aprendizagem de Computação no Ensino Fundamental (Currículo de Referência CSTA/ACM K-12)
- Guia do Professor: Oficina de Computação Física para Professores
- CodeMaster: Avaliação Automatizada para Programas App Inventor e Snap!
Tutoriais e Guias Técnicos
Roteiros-Padrão para o Professor
Ferramentas e Recursos para Instalações Customizadas
- Como instalar MIT Scratch 2.0 em Linux
- Como Instalar a Comunicação entre Scratch e Arduino usando s2a_fm
- Preparando Arduino para Comunicar com Scratch usando FirmataPlus
- Preparando o Ambiente Linux para Arduino funcionar com Usuário Comum
- Preparando o Arduino com FirmataPlus
- Como configurar seu Módulo Bluetooth para Comunicação entre Scratch e Arduino
- Robótica Móvel com Scratch no PC: Preparando seu PC Linux, seu Arduino e seu Scratch para comunicarem sem fio via Bluetooth
- Robótica Móvel com Scratch no Raspberry Pi: Preparando seu Raspberry Pi com Raspbian Linux, seu Arduino e seu Scratch para comunicarem sem fio via Bluetooth
- Lista de Navegadores para Rodar Berkeley SNAP! com Arduino e s2a_fm no Raspberry Pi
Recursos Alternativos para Ensinar
Descrição de Kits de Montagem
Versões Antigas de Scratch
- Como Instalar MIT Scratch 1.4 em Linux (Scratch antigo)
- Colocar Scratch 1.4 em Modo Debug e Acessar Classes Smalltalk
- Como Instalar Berkeley BYOB 3.1.1 em Linux
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.