Pesquisa

A iniciativa Computação na Escola tem por objetivo  a concepção, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de unidades interdisciplinares de baixo custo para o ensino da computação no Ensino Básico em alinhamento as diretrizes de currículo ACM/CSTA K-12. Tanto na forma de unidades escolares ou como oficinas de pais e filhos em que os pais juntamente com seus filhos ( 7-14 anos) aprendem competências básicas de programação.
Nossas unidades de ensino são projetadas para integrar o ensino de computação (pensamento computacional e programação) em uma visão interdisciplinar em diversas disciplinas (por exemplo, História, Língua Portuguesa, Geografia) por meio de desenvolvimento de jogos com Scratch , aplicativos com App Inventor ou pela programação de robôs interativos.

Ideias de como ensinar computação de forma interdisciplinar com SCRATCH

Passe o mouse sobre das disciplinas para explorar ideias.

Com a integração do ensino de computação na escola em diversas áreas (artes , estudos sociais, etc.) nosso objetivo é motivar e estimular interesse para a computação (especialmente de meninas). Mantendo o custo baixo para maximizar a aplicabilidade das unidades propostas também em escolas públicas no Brasil.

Para a nossa pesquisa nós seguimos uma abordagem empírica com base em estudos de caso desenvolvendo, aplicando e avaliando sistematicamente unidades instrucionais.

metodologiaPort

Nosso grupo de pesquisa é composto por uma equipe multidisciplinar envolvendo docentes, alunos de pós-graduação e graduação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina.

 

Como crianças/jovens imaginam pessoas da computação?

Cientistas da computação são homens, com óculos grossos, sentados em frente a um computador em um quarto com posters de ficção científica na parede. É isso que 405 jovens estudantes brasileiros (de 6 a 18 anos) imaginavam quando eram perguntados para desenhar um profissional da área. Veja os desenhos aqui.

Avaliação

    • Modelo dETECT para a avaliação de unidades instrucionais de ensino de computação no Ensino Fundamental II

 

  • Modelo MEEGA+KIDS para a avaliação de jogos no ensino de computação na educação básica
     

    MEEGA+KIDSLOGO

 

Projetos de Pesquisa

  • Google Rise Award – Physical Computing Family Workshops
  • MCTI/CNPq/Universal – Estudo longitudinal do Impacto de Oficinas Pais e Filhos no Aprendizado de Programação de Software
  • MCTI/CNPq/Popularização da Ciência  – Divulgando a Computação Física para o Ensino Fundamental II
CEPSH
  • Oficinas de Pais e Filhos – Termos

Publicações

MIOTO, F.; PETRI, G.; GRESSE VON WANGENHEIM,C.; BORGATTO, A. F. PACHECO, L. H. M. bASES21 – Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, accepted for publication, 2018.

DA CRUZ PINHEIRO, F.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; MISSFELDT FILHO, R. Teaching Software Engineering in K-12 Education: A Systematic Mapping Study. Informatics in Education, accepted for publication, 2018.

HAUCK, J. C. R.;  GRESSE VON WANGENHEIM,C.; MEDEIROS, G.;  MISSFELDT FILHO, R.; ALVES, N. d. C.; LAURENTINO, S.; SANTOS, V. Jovens tutores de programação: um relato de experiência. Revista Eletônica de Extensão UFSC, 15(29), 2018.

ROBLES, G.; HAUCK, J. C. R.;  MORENO-LEÓN, J.; ROMÁN-GONZÁLEZ, M.; NOMBELA, R.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. On Tools that Support the Development of Computational Thinking Skills: Some Thoughts and Future Vision. International Conference on Computational Thinking Education, Hong Kong, Hong Kong, 2018.

MIOTO, F. Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino da Computação na Educação Básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

PELLE, R. Desenvolvimento de um Analisador de Código para SNAP! voltado ao Ensino de Computação na Educação Básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

GRESSE VON WANGENHEIM,C.; HAUCK, J. C. R.; DEMETRIO, M. F.; PELLE, R. ALVES, N. d. C.; BARBOSA, H.; AZEVEDO, L. F. CodeMaster – Automatic Assessment and Grading of App Inventor and Snap! Programs. Informatics in Education, 17(1), 2018, 117-150.

DEMETRIO, M. F. Desenvolvimento de um analisador e avaliador de código de App Inventor para ensino de computação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

VON WANGENHEIM, A.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; PACHECO, F. S.; HAUCK, J. C. R.; FERREIRA, M. N. F. Motivating Teachers to Teach Computing in Middle School – A Case Study of a Physical Computing Taster Workshop for K-12 Teachers. International Journal of Computer Science Education in Schools, 1(4), 2017.

GRESSE VON WANGENHEIM,C.; PETRI, G.; ZIBETTI, A. W.; BORGATTO, A. F.; HAUCK, J. C. R.; PACHECO, F. S.; MISSFELDT FILHO, R. dETECT: A Model for the Evaluation of Instructional Units for Teaching Computing in Middle School. Informatics in Education, 16(2), 2017, 301-318.

ALVES, N. C.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; RODRIGUES, P. E.; HAUCK, J. C. R  Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional Interdisciplinar para Ensinar Computação no Ensino Fundamental. Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação – CBIE, Recife/Brazil, 2017.

ALVES, N. C.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. Unidade Instrucional Multidisciplinar para Ensinar Computação com História no Ensino Fundamental. Conferência Scratch Brasil 2017, São Paulo/Brazil, 2017. (slides)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; ALVES, N. d. C.; RODRIGUES, P. E.; HAUCK, J. C. R. Teaching Computing in a Multidisciplinary Way in Social Studies Classes in School – A Case Study. International Journal of Computer Science Education in Schools, 1(2), 2017.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; VON WANGENHEIM, A.; PACHECO, F. S.; HAUCK, J. C. R.; FERREIRA, M. N. F. Teaching Physical Computing in Family Workshops. ACM Inroads, 8(1), 48-51, 2017.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; DA CRUZ ALVES, A.; WEBER, A. R. Resumo do K–12 Computer Science Framework (Versão 2017).  Technical Report INCoD/GQS.04.2017.P INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (July/2017).

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; DA CRUZ ALVES, A.; WEBER, A. R. Resumo do K–12 Computer Science Framework.  Technical Report INCoD/GQS.03.2017.P INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (July/2017).

ALVES, N. d. C. , GRESSE VON WANGENHEIM, C., RODRIGUES, P. E., HAUCK, J. C. R., BORGATTO, A. F. Ensino de Computação de Forma Multidisciplinar em Disciplinas de História no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(3), 2016.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; NUNES, V. R.; DOS SANTOS, G. D. Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(03), 2014. [pdf]

GRESSE VON WANGENHEIM, C.;  VON WANGENHEIM, A. Teaching Game Programming in Family Workshops. IEEE Computer Magazine, 47(8), August 2014.

DANIEL TRILHA, G.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. ; MEDEIROS, G.; ALVES, N. d. C. Ensinando a Computação por meio de Programação com App Inventor. Computer on the Beach, Florianópolis/Brazil, 2017.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; HAUCK, J. C. R.; DEMETRIO, M. F.; PELLE, R.; ALVES, N. d. C.;  BARBOSA, H.; AZEVEDO, L. F. CodeMaster v1.0 – An Overview. Technical Report INCoD/GQS.17.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (November 2017)

MISSFELDT FILHO, R.; AZEVEDO, L. F.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. Documentação Técnica Aplicativo Bikanto. Technical Report INCoD/GQS.16.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (November 2017)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; Von WANGENHEIM, A.; HAUCK, J. C. R.; MISSFELDT FILHO, R. Impacto de Ensino de Computação no Ensino Básico – um Estudo Longitudinal. Technical Report INCoD/GQS.11.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (November 2017)

ARAUJO PORTO, J. V.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; BARBOSA, H. Heurísticas de usabilidade de aplicativos Android desenvolvidos com App Inventor: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Technical Report INCoD/GQS.07.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (October 2017)

GRESSE VON WANGENHEIM, C. HAUCK, J. C. R.; DA CRUZ PINHEIRO, F.; BARBOSA, H.; ARAUJO PORTO, J. V.; DINIZ DA SILVEIRA, T.; CORREA, O. A. Documentação Técnica Aplicativo ClicDenúncia. Technical Report INCoD/GQS.06.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (September 2017)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; DA CRUZ ALVES, A.; WEBER, A. R. Resumo do K–12 Computer Science Framework (Versão 2017). Technical Report INCoD/GQS.04.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (July 2017)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; PETRI, G.; ZIBETTI, A. W.; HAUCK, J. C. R.; PACHECO, F.S.; MISSFELDT FILHO, R. dETECT: Um Modelo para a Avaliação de Unidades Instrucionais para o Ensino de Computação na Educação Básica.  Technical Report INCoD/GQS.02.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (May 2017)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; VON WANGENHEIM, A.;  PACHECO, F. S.; HAUCK, J. C. R.; BORGATTO, A. F.; MISSFELDT FILHO, R. Computer Scientists are still imagined to be nerds.  Technical Report INCoD/GQS.02.2016.E, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (May 2016)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; VON WANGENHEIM, A.; PACHECO, F. S.; HAUCK, J. C. R.; FORTUNA FERREIRA, M. N. Design and Experiences with Teaching Physical Computing in Family Workshops. Technical Report INCoD/GQS.04.2015.E, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (December 2015)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; VON WANGENHEIM, A.; PACHECO, F. S.; FORTUNA FERREIRA, M. N. Physical Computing Outreach at Exhibitions. Technical Report INCoD/GQS.03.2015.E, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (Dezembro 2015)

DA CRUZ ALVES, N. Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional Interdisciplinar para Ensinar Computação no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

DANIEL, G. T. Design de unidade instrucional de desenvolvimento de aplicativos para o ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; RODRIGUES NUNES, V.; DOS SANTOS, G. D.; DA CRUZ ALVES, N., SPERFELD COAN, E.; MANSUR, C. Resumo de Objetivos de Aprendizagem de Computação no Ensino Fundamental (Currículo de Referência CSTA/ACM K-12).  Technical Report RT_CnE_01_2014_v10, CnE/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (2014).