Pesquisa

A iniciativa Computação na Escola tem por objetivo  a concepção, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de unidades interdisciplinares de baixo custo para o ensino da computação no Ensino Básico em alinhamento as diretrizes de currículo ACM/CSTA K-12. Tanto na forma de unidades escolares ou como oficinas de pais e filhos em que os pais juntamente com seus filhos ( 7-14 anos) aprendem competências básicas de programação.
Nossas unidades de ensino são projetadas para integrar o ensino de computação (pensamento computacional e programação) em uma visão interdisciplinar em diversas disciplinas (por exemplo, História, Língua Portuguesa, Geografia) por meio de desenvolvimento de jogos com Scratch , aplicativos com App Inventor ou pela programação de robôs interativos.

Ideias de como ensinar computação de forma interdisciplinar com SCRATCH

Passe o mouse sobre das disciplinas para explorar ideias.

Com a integração do ensino de computação na escola em diversas áreas (artes , estudos sociais, etc.) nosso objetivo é motivar e estimular interesse para a computação (especialmente de meninas). Mantendo o custo baixo para maximizar a aplicabilidade das unidades propostas também em escolas públicas no Brasil.

Para a nossa pesquisa nós seguimos uma abordagem empírica com base em estudos de caso desenvolvendo, aplicando e avaliando sistematicamente unidades instrucionais.

metodologiaPort

Nosso grupo de pesquisa é composto por uma equipe multidisciplinar envolvendo docentes, alunos de pós-graduação e graduação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina.

 

Como crianças/jovens imaginam pessoas da computação?

Cientistas da computação são homens, com óculos grossos, sentados em frente a um computador em um quarto com posters de ficção científica na parede. É isso que 405 jovens estudantes brasileiros (de 6 a 18 anos) imaginavam quando eram perguntados para desenhar um profissional da área. Veja os desenhos aqui.

Avaliação

Projetos de Pesquisa

  • Google Rise Award – Physical Computing Family Workshops
  • MCTI/CNPq/Universal – Estudo longitudinal do Impacto de Oficinas Pais e Filhos no Aprendizado de Programação de Software
  • MCTI/CNPq/Popularização da Ciência  – Divulgando a Computação Física para o Ensino Fundamental II
CEPSH
  • Oficinas de Pais e Filhos – Termos

Publicações

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; PETRI, G., ZIBETTI, A. W.; BORGATTO, A. F.; HAUCK, J. C. R.; PACHECO, F. S.; MISSFELDT FILHO, R. dETECT: A Model for the Evaluation of Instructional Units for Teaching Computing in Middle Education. Informatics in Education, in press, August 2017.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; ALVES, N. d. C.; RODRIGUES, P. E.; HAUCK, J. C. R. Teaching Computing in a Multidisciplinary Way in Social Studies Classes in School – A Case Study. International Journal of Computer Science Education in Schools, 1(2), 2017.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; VON WANGENHEIM, A.; PACHECO, F. S.; HAUCK, J. C. R.; FERREIRA, M. N. F. Teaching Physical Computing in Family Workshops. ACM Inroads, 8(1), 48-51, 2017.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; DA CRUZ ALVES, A.; WEBER, A. R. Resumo do K–12 Computer Science Framework (Versão 2017).  Technical Report INCoD/GQS.04.2017.P INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (July/2017).

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; DA CRUZ ALVES, A.; WEBER, A. R. Resumo do K–12 Computer Science Framework.  Technical Report INCoD/GQS.03.2017.P INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (July/2017).

ALVES, N. d. C. , GRESSE VON WANGENHEIM, C., RODRIGUES, P. E., HAUCK, J. C. R., BORGATTO, A. F. Ensino de Computação de Forma Multidisciplinar em Disciplinas de História no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(3), 2016.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; NUNES, V. R.; DOS SANTOS, G. D. Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(03), 2014. [pdf]

GRESSE VON WANGENHEIM, C.;  VON WANGENHEIM, A. Teaching Game Programming in Family Workshops. IEEE Computer Magazine, 47(8), August 2014.

DANIEL TRILHA, G.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. ; MEDEIROS, G.; ALVES, N. d. C. Ensinando a Computação por meio de Programação com App Inventor. Computer on the Beach, Florianópolis/Brazil, 2017.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; PETRI, G.; ZIBETTI, A. W.; HAUCK, J. C. R.; PACHECO, F.S.; MISSFELDT FILHO, R. dETECT: Um Modelo para a Avaliação de Unidades Instrucionais para o Ensi-no de Computação na Educação Básica.  Technical Report INCoD/GQS.02.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (May 2017)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; VON WANGENHEIM, A.;  PACHECO, F. S.; HAUCK, J. C. R.; BORGATTO, A. F.; MISSFELDT FILHO, R. Computer Scientists are still imagined to be nerds.  Technical Report INCoD/GQS.02.2016.E, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (May 2016)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; VON WANGENHEIM, A.; PACHECO, F. S.; HAUCK, J. C. R.; FORTUNA FERREIRA, M. N. Design and Experiences with Teaching Physical Computing in Family Workshops. Technical Report INCoD/GQS.04.2015.E, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (December 2015)

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; VON WANGENHEIM, A.; PACHECO, F. S.; FORTUNA FERREIRA, M. N. Physical Computing Outreach at Exhibitions. Technical Report INCoD/GQS.03.2015.E, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (Dezembro 2015)

DA CRUZ ALVES, N. Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional Interdisciplinar para Ensinar Computação no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

DANIEL, G. T. Design de unidade instrucional de desenvolvimento de aplicativos para o ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; RODRIGUES NUNES, V.; DOS SANTOS, G. D.; DA CRUZ ALVES, N., SPERFELD COAN, E.; MANSUR, C. Resumo de Objetivos de Aprendizagem de Computação no Ensino Fundamental (Currículo de Referência CSTA/ACM K-12).  Technical Report RT_CnE_01_2014_v10, CnE/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil (2014).