CodeMaster – Avaliação Automatizada para Programas App Inventor e Snap!

O desenvolvimento do pensamento computacional tem se tornado um tema importante nos ensinos Fundamental e Médio. Muitas das experiências de desenvolvimento do pensamento computacional se concentram no ensino de programação usando linguagens baseadas em blocos. Como parte dessas atividades, é importante que os alunos recebam avaliações e comentários sobre seus trabalhos desenvolvidos. No entanto, na prática, pode ser difícil fornecer feedback personalizado, objetivo e consistente a cada um dos alunos. Nesse contexto, a avaliação automatizada dos trabalhos torna-se importante. Embora existam diversas ferramentas de avaliação automatizada para linguagens baseadas em texto, o suporte para linguagens de programação baseadas em bloco ainda é escasso.

O CodeMaster é uma aplicação web gratuita que, em um contexto de aprendizagem baseada em problemas, permite avaliar automaticamente projetos desenvolvidos com App Inventor e Snap!.

Experimente o CodeMaster!

Ele utiliza uma rubrica que avalia o pensamento computacional com base no framework definido por Brennan & Resnick (2012) e na rubrica para mobile (Sherman e Martin, 2015) (Sherman et al., 2014). As diversas dimensões do pensamento computacional são medidas analisando-se o código-fonte dos programas criados, por meio de análise estática de código, para medir o tipo e número de blocos utilizados no programa, quantificando critérios do pensamento computacional, como estruturas de controle, dados, interação, etc. Em seguida, com base na rubrica, o projetos de programação são avaliados e uma pontuação e grau são atribuídos.

Apresentação-workflow-vPt

Estudantes podem utilizar a ferramenta para obter feedback, que poderá encorajá-los a melhorar as suas competências em programação.

a(Portugues)alunoport_aluno-result-Appinventor

O CodeMaster também pode ser utilizado por professores para avaliar turmas inteiras, reduzindo a sua carga de trabalho.

b(Portugues)professor-1b(Portugues)professor-result

Mais informações:

Gresse von Wangenheim, C., J. C. R. Hauck, Demetrio, M. F., Pelle, R., N. d. C. Alves, H. Barbosa, L. F. Azevedo. CodeMaster v1.0 – An Overview. Technical Report INCoD/GQS.17.2017.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis/Brazil, November 2017.

Demetrio, M. F. Desenvolvimento de um analisador e avaliador de código de App Inventor para ensino de computação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Pelle, R. Desenvolvimento de um analisador e avaliador de código de SNAP! para ensino de computação. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Ciências da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brazil. (em desenvolvimento)