Fazendo Bonecos Animados com Canos de PVC: Um Robô que Protege o seu Tesouro

Vamos fazer o PVCDuíno, um robô-guardião que cuida ciumentamente de um conjunto de moedas em seu peito? Sempre que alguém aproxima a mão, o robô fecha os braços, capturando a mão do incauto…

Para isso vamos ter de fazer o robô “sentir” que alguém aproxima a mão. O ideal para isso é um sensor ultrassônico que vai usar sonar, como os morcegos, para analisar o seu ambiente. Para o robô “capturar” o incauto, você pode usar dois servomotores bem simples que vão movimentar os braços do robô.

Você pode também fazer uma programação mais sofisticada desse boneco, utilizando as instruções do nosso tutorial Monte e Programe um Boneco utilizando Arduino e um Protoboard convencional (4 – 8 horas/aula).

Abaixo há um resumo do material a usar. Existe um lista detalhada da eletrônica em Kit Básico #1 – Montagem com Arduino Nano em um Protoboard de 400 Furos usando um Servomotor.

Tipo de Material Descrição
Microcontrolador Arduino Nano ou Uno
Base de Prototipagem Protoboard 128 ou 400 furos
Servomotor 2 x SG-90 (superbarato!)
Sensor Ultrassônico HC-SR04
Material de Construção Canos e conexões de PVC de 25 mm (talvez o material de construção para robótica em escolas mais simples, barato e flexível que existe), eucatex ou papelão, EVA para as “mãos”.

O material a ser comprado  é:

  • 1m de cm cano de PVC de 25 mm (você vai cortá-lo em pedaços como está nas figuras abaixo)
  • 6 joelhos de 25 mm
  • 7 “T”s de 25 mm

Alguns exemplos de lojas:

Ferramentas de Construção Chave de fenda e furadeira se for parafusar os braços (pode-se fixá-los no servomotor com fita crepe ou isolante também), tesoura para cortar papelão e EVA, serrote de arco se for usar eucatex

Tuboneco.png

Como eu monto o Boneco de Canos?

PVC-Duino

 

O boneco é superfácil de montar. Poder ser construído com canos de PVC que você encontra em qualquer loja de material de construção. As figuras acima detalham a estrtura (os canos são mostrados em posição para serem encaixados). Tudo o que você necessita é:

  • 1m de cano de PVC de 25 mm (você vai cortá-lo em pedaços como está na figura acima)
  • 6 joelhos de 25 mm
  • 7 “T”s de 25 mm

Se você quiser olhar o projeto com mais detalhes ou modificá-lo, temos abaixo 3 versões em SketchUp:

Para afixar os servomotores, como mostra a figura abaixo,  você vai ter de retirar uma faixa de 1 cm de largura e 3 cm de comprimento da parte superior de cada braço.

PVC-duino4

A melhor maneira de abrir esse espaço para os servos é:

  • Serrando duas entradas de 3 cm de comprimento, a 1 cm de distâsncia uma da outra;
  • Quebrando a lingueta que se formou com um alicate.

Como eu monto a Automação do Boneco?

O esquema de fiação do PVCDuíno para funcionar como Robô Guardião fica assim como mostra a figura abaixo. Instruções detalhadas de como montar os componentes no Protoboard e conectá-los você encontra no nosso tutorial Monte e Programe um Boneco utilizando Arduino e um Protoboard convencional.

Scratch-Nano-Robo-Tesouro bb.png

Você pode também fazer o boneco ter olhos que piscam, como no nosso tutorial Monte e Programe um Boneco utilizando Arduino e um Protoboard convencional.

Como eu Programo o Boneco?

O programa é muito simples e está abaixo:

Robo-tesouro.png

Toque: Pode ser que o ultrassom meça um valor 0 (zero) quando as suas mãos estiverem MUITO longe. Para evitar que ele feche os braços nesse caso, você pode ver como Scratch/Snap usa a operador lógico E/AND  e mudar o teste no seu teste SE para:

SE (ler pino digital < 30) E (ler pino digital > 0) ENTÃO

No nosso tutorial Monte e Programe um Boneco utilizando Arduino e um Protoboard convencional discutimos isso. Dê uma olhada lá!